sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Apresentando: The Cynicals

Vou hoje à noite (re)vê-los e achei por bem pôr aqui um vídeo daquela que é, sem dúvida, uma das bandas nacionais que vai tomar as rádios de assalto. The Cynicals são uma banda de Coimbra que conheço desde o princípio em virtude de ter dividido casa com João Macias, o carismático (e alentejano) vocalista. O seu estilo, nitidamente british, com claras influências de Beatles (uma das duas versões que tocam é precisamente dos Fab Four, "I Feel Fine"; sendo que a outra é uma das minhas canções de estimação: "Happy Together", dos The Turtles) contrasta com as letras, de teor satírico à "british way of life".
The Cynicals têm arrecadado prémios pelo país fora, apesar da curta existência. Só em 2007, contam com quatro primeiros prémios em concursos de bandas e um segundo lugar no concurso Termómetro (Ex-Termómetro Unplugged). O seu EP de estreia ("So much a do about nothing"), está quase pronto, bem como um videoclip de "Emily Rose", uma das músicas que aqui coloco, numa versão ao vivo na Latada deste ano em Coimbra.

Destaque especial para João Rebola, o guitarrista, que escreve as letras e compõe.

THE CYNICALS - On Sundays


THE CYNICALS - Emily Rose


Para eles, toda a sorte do mundo que, se isto fosse o Reino Unido, já teriam sido lançados, com direito a lugar ao lado de Maxïmo Park e Kaiser Chiefs.
Deixo ainda a ligação para a página de myspace deles: aqui.

Sem comentários: